Pitohui

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPitohui
Pitohui dichrous

Pitohui dichrous
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Família: Corvidae
Subfamília: Pachycephalinae
Género: Pitohui
Espécies
Ver texto.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Pitohui

Pitohui é um género de aves canoras peculiar da sub-família Pachycephalinae, encontrado nas florestas tropicais da Nova Guiné.

Esse pássaro é o único no planeta conhecido por ser venenoso, tendo em sua pele e nas penas uma toxina chamada de batracotoxina, o mesmo composto presente nas rãs Dendrobatidae.1

Foi descoberto recentemente, e pouco se sabe sobre sua vida, sendo diurno, alimentando de besouros da família Melirydae, onde consegue, de alguma forma, absorver o veneno e depositá-lo em seu próprio corpo.

Os nativos das ilhas onde a ave habita não a comem, pois sabem que o veneno provoca uma sensação de dormência e paralisação da boca. Pode-se saber a toxicidade conhecendo a coloração das espécies, o Pitohui marrom é pouco venenoso, ao contrário do Pitohui de penacho, com suas penas vermelhas e pretas, é o mais venenoso deles.

Espécieseditar | editar código-fonte

Referências

  1. Dumbacher JP, Beehler BM, Spande TF, Garraffo HM, Daly JW (1992). «Homobatrachotoxin in the genus Pitohui: chemical defense in birds?». Science. 258 (5083): 799–801. PMID 1439786. doi:10.1126/science.1439786 

Ligações externaseditar | editar código-fonte

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.