Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pagina principal)
Ir para: navegação, pesquisa
Bem-vindos à Wikipédia

A enciclopédia livre que todos podem editar.

963 041 artigos em português
6 793 usuários ativos

Artigo em destaque Apresentação
Um frame dos três segundos do curta Katsudō Shashin, com data e criador desconhecidos

Katsudō Shashin (活動写真, Imagens em Movimento?), as vezes chamado de fragmento de Matsumoto, é um curta-metragem de animação japonesa que é conhecida por ser a obra mais antiga da animação do Japão. Seu criador é desconhecido. Evidências sugerem que foi produzido em algum momento entre 1907 e 1911. Foi descoberto em um projetor de uma casa em Quioto em 2005.

O filme dura três segundos e mostra um menino escrevendo "活動写真", tirando o chapéu e fazendo uma saudação. Os frames foram feitos em estêncil em vermelho e preto usando um dispositivo para fazer diapositivos na lanterna mágica de vidro, e a tira do filme foi preso em um loop de reprodução contínua.

O filme consiste na sequência de cinquenta frames desenhados numa fita celuloide e dura três segundos, a uma velocidade de dezasseis frames por segundo. Nele aparece um menino com uniforme de marinheiro escrevendo em kanji a expressão Katsudō Shashin (活動写真, imagens em movimento?) e em seguida se virando de frente ao espectador, tirando o chapéu e fazendo uma saudação.

Ao contrário da animação tradicional, os frames não foram produzidos para fotografar as imagens, mas ficaram impressos diretamente no filme usando a técnica de estêncil. Isto foi feito com um kappa-ban, um dispositivo projetado da técnica de estêncilizar os slides da lanterna mágica. As imagens estavam em vermelho e preto em uma fita de 35 mm cujas extremidades estavam presas em um loop para visualização contínua. (leia mais...)

Wikipedia-logo-v2.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão.

Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema.

Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Eventos atuais 26 de março na história
Palácio de Westminster

Eventos a decorrer: Batalha de MossulIntervenção militar no Iêmen

Ludwig van Beethoven

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Imagem do dia
Sabia que...
Mulher da minoria étnica e linguística dos setos da Estônia em traje tradicional durante o festival seto de Radaja, no noroeste da Rússia.  (definição 3 000 × 4 512)

Mulher da minoria étnica e linguística dos setos da Estônia em traje tradicional durante o festival seto de Radaja, no noroeste da Rússia.
(resolução original: 3 000 × 4 512)

Flag of Mozambique.svg
Sobre esta imagem

… a bandeira de Moçambique (imagem) possui a imagem de uma AK-47?

… o imperador romano Calígula chegou a nomear Incitatus, seu cavalo, como senador?

Jesus Cristo nasceu antes de Cristo?

Tritão, lua de Neptuno, possui órbita retrógrada?

… a edição de 2011 das 100 Mulheres Mais Sensuais da FHM incluía uma transexual?


Projetos irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livres
Wikiversidade Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
O guia livre de viagem